08/02/2021
O frio intenso continua nos Estados Unidos com essa tempestade de inverno correndo o país, com os mapas ainda sinalizando mais dias de temperaturas baixas recordes, com mais de 20 graus negativos. No setor produtivo, não só as lavouras das culturas de inverno têm sofrido, mas toda a cadeia de distribuição e abastecimenot, dos grãos às carnes, passando por combustíveis e operações logísticas de todas as naturezas.
De acordo com representantes de empresas nos Estados Unidos ouvidos pela agência internacional de notícias Bloomberg, a falta de energia ocasaionada pelas condições climáticas já compromete o embarque de soja e milho, provoca o fechamento de plantas processadoras de carnes e grãos, além de limitar a produção de etanol. Ontem, foram registrados ainda congelamentos de parques de energia eólica no Texas.
Ainda segundo informações apuradas pela agência, traders já relatam dificuldades em levar grãos aos portos do Pacífico, além do excesso de gelo manter sempre muitos alertas de restrição de navegação no rio Illinois, um dos principais canais hidroviários de escoamento da produção norte-americana.
A Bloomberg reporta ainda redução nas jornadas - para poupar energia, custos e tentar otimizar a produtividade dos dias difíceis - em empresas como a Cargill, a ADM e a Tyson Foods. No entanto, especialistas já relatam alguma preocupação com o atraso de embarques de soja e milho para a China.